Ganso de Cape Barren, comumente chamado de Cereopsis, é um grande ganso originário do sul da Austrália.
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Anseriformes
Família Anatidae
Género Cereopsine
Espécie C. Novaehollandiae
Ganso de Cape Barren, comumente chamado de Cereopsis, é um grande ganso originário do sul da Austrália. A espécie tem o nome de Cape Barren Island, onde foram avistados pela primeira vez por exploradores europeus.
Assuas dimensões variam entre os 75 e os 100cm e os pesos entre 3,2 e 6,8kg, sendo a fêmea menor que o macho e facilmente identificável. Os jovens são mais claros, com manchas nas asas.
Habitam pastos baixos e frequentam praias, lagos e lagoas. Quando adultos evitam entrar na água, mas as crias nadam. São essencialmente vegetarianos, alimentando-se quase exclusivamente em terra, de folhas e sementes de capim, precisando de um bom espaço para pastar.
São monogamicos e vivem em pequenas famílias, construindo ninhos rasos no solo, forrando-os com vegetação. Põem em média 5 ovos, número que pode variar de 3 a 6. A incubação varia entre 34 e 37 dias, sendo que, 89% dos ovos eclodem e 54% dos nascidos sobrevivem. Os pintos são malhados de negro sobre o fundo cinza claro. Os jovens tornam-se independentes entre os 70 e os 76 dias.
Na época de acasalamento a fêmea possui uma voz forte parecida com um porco e o macho possui uma entonação bem mais fraca. O cortejo nupcial é bonito, já que as aves estão sempre em movimento. É uma ave forte e resistente a doenças.