O canário, também chamado canário do reino, é originário das Ilhas dos Açores, Madeira e Canárias.
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Fringillidae
Género Serinus
Espécie S. Canaria
canário, também chamado Canário do Reino, é originário das Ilhas dos Açores, Madeira e Canárias. O seu nome vem destas últimas e da palavra em latim canaria, que significa"dos cães", já que os romanos encontraram ali muitos cães selvagens. O nome canário do reino foi dado em oposição ao canário da terra, ave nativa do Brasil.
Curiosidade: Os primeiros canários foram criados por monges em 1042, nas IlhasCanárias. A venda dos canários era realizada somente pelos espanhóis, que apenas vendiam machos para assim evitar que outras pessoas reproduzissem o pássaro. Isso acabou somente quando um navio carregado de canários naufragou, em 1662, e os tripulantes soltaram os pássaros. A ave espalhou-se por toda a Europa, encerrando assim o monopólio espanhol e dando inicio a mutações da espécie, como o Canela e o Roller.
É um pássaro de 12,5 centímetros e com um comprimento de asa de 71 milímetros. A sua plumagem é geralmente amarelada coma parte inferior do ventre de cor clara. As fêmeas têm uma coloração mais acinzentada e menos brilhante que os machos.
O acasalamento é dependente das condições atmosféricas e decorre de Março a Junho. A postura é de quatro a cinco ovos com um período de incubação de 15 dias. O ninho é confeccionado com fibras vegetais, ervas e folhas de estevas, muitas vezes atapetado por líquenes, pêlos e penas. O macho não colabora na incubação mas quando os juvenis nascem é solicitado a procurar alimento. Os juvenis com três semanas de idade são já capazes de voar.
Os canários são animais granívoros mas também se podem alimentar de vegetais e fruta seca. Durante a época de reprodução é necessário adicionar cálcio à sua alimentação.
A Tadorna Ferrugínea é um pato omnívoro de grandes dimensões com 58 a 70cm de comprimento e envergadura de 110 a 135cm.
O Pavão Real, também conhecido como Pavão Azul, Indiano ou Comum, é originário do Subcontinente indiano.
O Pavão Real Asa Negra, distingue-se do Pavão Real ou Azul, pelo facto de não ter os ombros raiados.
O Pato Real é uma ave anseriforme que habita áreas temperadas e subtropicais da América do Norte, Europa e Ásia.
O Pato Rabo de Junco ou Marreca Arrebio, é um pato de tamanho semelhante ao do pato real, medindo 60 a 70 cm de comprimento e pesando entre 735 e 1030 gramas.
O Pato Marreco de Rouen é uma raça peso pesado de pato doméstico criado principalmente para produção de carne e de ovos.
O Pato Marreco de Coleira também conhecido por Ringed Teal, mede 30 cm de comprimento, tem o bico cinza-azulado escuro e pernas rosadas.
O Ganso do Canadá é das aves mais conhecidas da América do Norte. Pode ser encontrado por todos os E.U.A. e Canadá.
Ganso de Cape Barren, comumente chamado de Cereopsis, é um grande ganso originário do sul da Austrália.
O Faisão Versicolor ou Faisão Verde Japonês é uma ave nativa do Arquipélago do Japão onde é endémica. É a ave nacional do Japão.
O Faisão Lady Amherst é originário das montanhas do Sudoeste da China. O nome Amherst, é uma homenagem à Condessa Sarah Windsor Amherst.
O Faisão Ghigi ou Faisão Canário, uma mutação do Faisão Dourado e muito parecido com este, tem cores de penas mais discretas, amarelo vivo, daí o nome canário.
Originária da Ásia Oriental, começou a ser criada em cativeiro pelos Japoneses que gostavam de ouvir o seu canto.
O Pato Assobiador deve o seu nome aos chamamentos em forma de assobio agudo que se ouvem quando se alimentam, descansam ou voam.