Pato Mudo

Cairina Moschata Momelanotus

O Pato Mudo é uma ave originária da América Central e do Sul, onde foi domesticada pelas culturas indígenas.

ver mais

Reino Animalia

Filo Chordata

Classe Aves

Ordem Anseriformes

Família Anatidae

Género Caririna

Espécie C. Moschata

Subespécie C. M. Momelanotus

O

Pato Mudo é uma ave originária da América Central e do Sul, onde foi domesticada pelas culturas indígenas.

É um pato que se distingue da maioria das aves aquáticas domésticas em vários aspectos. As suas características mais marcantes são as carúnculas (verrugas vermelhas) na cabeça e em redor dos olhos (o macho mais que a fêmea) e o facto de não emitirem sons altos, sendo que o macho emite um som que se assemelha ao de um sopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como "fi-fi". São melhores voadores do que nadadores e, à noite, tendem a pernoitar em árvores. O seu bico é fino e comprido. Estes patos são robustos e resistentes e, apesar de serem aves tropicais, adaptam-se facilmente a condições frias. Alimentam-se de vegetais, ervas, cereais, pequenos répteis, crustáceos e insectos. Devem ter sempre água disponível.

A fêmea faz posturas, em média, de 12 a 14 ovos. Quando entra em choco, o macho permanece por perto como que a protegê-la. Deixa o ninho unicamente uma vez por dia (uns 20 minutos) para defecar, beber água, comer e, às vezes, tomar banho. Passadas 5 semanas (mais ou menos 35 dias) os ovos começam a eclodir, podendo levar até 24 horas para que todos os patinhos nasçam. São mães excelentes e conscientes, passando o tempo a “contar” e juntar os filhotes.Estes costumam ficar com a mãe cerca de 10 a 12 semanas.

Os patos mudos têm uma esperança de vida média de 8 anos, no entanto consta que podem viver até 20 anos se tiverem acesso a uma boa alimentação. Os machos(principalmente os dominantes) podem ser muito agressivos para com outras aves ou outros machos da sua espécie. Para comunicarem uns com os outros vão abanando o rabo, enquanto levantam e baixam a cabeça. 

qsf-brand-icon
Descubra outras animais na quinta da QSF
qsf-brand-icon

O ouriço-cacheiro é facilmente reconhecível pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo excepto o focinho e ventre.

Do coelho-europeu selvagem é originária a totalidade dos tipos de coelho doméstico.

O Peru Selvagem Americano, tal como o nome indica, é uma ave nativa da América do Norte e o membro mais pesado dos Galliformes.

O Pato Mudo é uma ave originária da América Central e do Sul, onde foi domesticada pelas culturas indígenas.

O Ganso Comum, Ganso Bravo, ou Ganso Comum Ocidental é uma ave caracterizada pelo bico e patas laranja e plumagem cinza pardo e branca.

Dá-se primazia às raças Portuguesas, a Pedrês, a Preta, a Branca e a Amarela, mas temos muitas mais.

A Fraca, Galinha de Angola ou Pintada tem origem em África e é uma ave muito nervosa.

Carregar Mais
Política de Cookies

Este website usa Cookies para optimizar a sua experiência de navegação. Ao navegar no nosso site está a concordar com a nossa Política de Privacidade.