Dá-se primazia às raças Portuguesas, a Pedrês, a Preta, a Branca e a Amarela, mas temos muitas mais.
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Galliformes
Família Phasianidae
Género Gallus
Espécie G. Gallus
xistem 4 raças de Galinhas Portuguesas, resultantes da domesticação do galo selvagem asiático. Distinguem-se facilmente pelas suas cores.
A Galinha Pedrês Portuguesa, com solar no Minho e distribuída por todo o país, é sobretudo admirada na região Norte, pela plumagem, vitalidade, rusticidade e resistência. Desde sempre esteve associada a pequenas explorações minifundiárias e a sistemas agrícolas de subsistência do Minho e Trás-os-Montes.
A Galinha Preta Lusitânica é estimada pela qualidade e delicadeza da sua carne, pela aptidão como poedeira e chocadeira e pela sobriedade e elegância da plumagem negra. Tem uma ligação antiga a práticas de bruxaria, ocultismo e à protecção contra o mau-olhado.
A Galinha de Raça Branca é presença habitual nos galinheiros portugueses. A sua beleza, aliada à produtividade e qualidade das carcaças, faz com que seja uma referência. De entre todas, é a que apresenta taxas de fertilidade mais baixas.
A Galinha Amarela é uma raça autóctone, criada em regime extensivo na região nortenha. Distingue-se pela rusticidade e resistência, capacidade de adaptação ao meio e aptidão produtiva. Os seus ovos são frequentemente utilizados na confecção de variados e deliciosos pratos e doces tradicionais. As crenças tradicionais de fertilidade levam a que estes animais constituam oferendas a Santa Justa e a S. Bento.
Variadas outras raças de galinhas existem na QSF, desde os Ilhéus, Garnisés, Javas Negras, Polonesas, Appenzellers, Orpington, etc.
O ouriço-cacheiro é facilmente reconhecível pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo excepto o focinho e ventre.
O Peru Selvagem Americano, tal como o nome indica, é uma ave nativa da América do Norte e o membro mais pesado dos Galliformes.
O Pato Mudo é uma ave originária da América Central e do Sul, onde foi domesticada pelas culturas indígenas.
O Ganso Comum, Ganso Bravo, ou Ganso Comum Ocidental é uma ave caracterizada pelo bico e patas laranja e plumagem cinza pardo e branca.
Dá-se primazia às raças Portuguesas, a Pedrês, a Preta, a Branca e a Amarela, mas temos muitas mais.