A QSF foi dos primeiros produtores regionais de Ile de France tendo contribuído para a sua dispersão pela Península Ibérica.
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Artiodactyla
Família Bovidae
Género Ovis
Espécie O. Aries
QSF foi dos primeiros produtores regionais de Ile de France tendo contribuído para a sua dispersão pela Península Ibérica. Estes ovinos tiveram origem no século XIX, surgindo do cruzamento da raça Dishley com a Rambouillet. Aparece assim uma raça especializada na produção de carne, com lã de muito boa qualidade. Foi baptizada no séc. XX com o nome do seu solar em torno da região de Paris – Ile de France.
São animais muito bem adaptados a diversos tipos de maneio e de clima. As fêmeas reproduzem-se ao longo de todo o ano e têm uma prolificidade na ordem dos 170%, produzindo borregos muito precoces com elevados ganhos médios diários. Os borregos frequentemente ultrapassam um crescimento de 500g/dia e apresentam excelente conformação e qualidade de carcaças.
O peso vivo dos machos adultos é sempre superior a 100kg e chega a superar os 200kg. Nas fêmeas o peso também pode superar os 100kg e atingir os 130kg.
O Ovino de raça Suffolk, com origem no Sudoeste de Inglaterra no século XVIII, resultou do cruzamento das raças Southdown e Norforlk.
A QSF foi dos primeiros produtores regionais de Ile de France tendo contribuído para a sua dispersão pela Península Ibérica.