O Muflão é um mamífero ovino selvagem cuja origem se julga ter sido na Córsega e/ou Sardenha.
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Artiodactyla
Família Bovidae
Género Ovis
Espécie O. Ammon
Sub-espécie O. A. Musimon
Muflão é um mamífero selvagem cuja origem se julga ter sido na Córsega e/ou Sardenha, e considerado o antepassado das raças de ovinos domésticos.
De coloração acastanhada que escurece à medida que a idade dos animais aumenta, o muflão macho adulto exibe, uma mancha branca de cada lado do dorso (cela). A espécie tem dimorfismo sexual nítido, patente no facto de apenas os machos possuírem hastes (cornos) de forma circular, que se desenvolvem inicialmente no sentido posterior para depois, formar um círculo até atingirem, por vezes, o aspecto de um círculo completo. Podem atingir 1,25 metros de comprimento e 0,70 metros de altura ao garrote, e pesar até 160 kg, sendo normal 40-50kg nas fêmeas e 70-80kg nos machos. Têm pelagem curta e espessa no inverno, mudando para uma pelagem mais fina na Primavera.
A espécie apresenta reprodução poligâmica. O período de reprodução ocorre entre Outubro e Dezembro, a gestação dura cerca de 150 dias e as fêmeas parem, com frequência, duas crias. O facto da parição acontecer na primavera reforça o seu cariz selvagem, por esse ser o período de maior disponibilidade alimentar.
Sendo um herbívoro por excelência, o muflão consome tudo o que a natureza lhe disponibiliza, como plantas leguminosas e forrageiras, frutos silvestres, chegando a subsistir, em períodos de carência alimentar, apenas do simples mato e das estevas. Revela uma grande apetência por frutos de maior teor de açúcar.
Existem Gamos na QSF desde há mais de 3 décadas, sendo que há 15 anos nasceram os primeiros gamos com coloração negra devido a uma mutação natural, algo muito raro.
O Veado Ibérico é considerado uma subespécie diferente das subespécies que ocorrem na Europa Central, Escócia, Córsega e Sardenha.