Perca-se nesta região única de Portugal explorando as vilas nos arredores de Évora.
erca-se nesta região única de Portugal explorando as vilas e paisagens arrebatadoras nos arredores de Évora.
Depois da Rota Megalítica que lhe ficou em caminho, ou indo directamente, impõe-se uma visita à cidade de Montemor-o-Novo. Comece pelo ex-libris da cidade, o seu ancestral castelo construído sobre as ruínas de uma remota fortificação muçulmana. Visite as múltiplas igrejas, não esquecendo o monumental Convento da Saudação com os seus frescos e a Capela-Mor da Igreja Matriz com os painéis de azulejos. Uma ida ao Monte Selvagem com mais de trezentos animais de setenta espécies diferentes é também um óptimo programa.
A 39km de Évora, não deverá perder o Menir da Rocha dos Namorados em S. Pedro do Corval e o Cromeleque do Xerez no Telheiro em Monsaraz. Ao ir para Monsaraz, é imprescindível visitar a vila medieval, particularmente bem conservada e com uma vista deslumbrante do grande Lago do Alqueva. Na ida ou na volta, poderá parar em S. Pedro do Corval, capital ibérica da olaria e visitar as múltiplas olarias tradicionais. Para quem quer enveredar pelo enoturismo, nesta mesma rota poderá visitar a Adega Ervideira na Vendinha e/ou a Herdade do Esporão.
De Estremoz destacamos a pousada Castelo com a sua torre de menagem, o Convento dos Congregados, a Igreja de Santa Maria e Santiago, a Torre das Couraças e a Fonte das Bicas. O artesanato típico dos bonecos de Estremoz foi recentemente considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. É imperdível uma visita ao museu do azulejo no Palácio Tocha com a sua colecção Berardo de 800 anos de azulejaria Portuguesa. As adegas perto de Estremoz poderão também merecer a sua visita, sendo uma escolha acertada a adega J. Portugal Ramos. No caminho de volta para Évora, aconselhamos duas paragens. Em Evoramonte, com visita ao Castelo manuelino onde a paisagem é de perder de vista, e outra em Azaruja, terra da transformação da cortiça, onde terão particular interesse o pelourinho, a Igreja paroquial e o conjunto do Palácio da importante figura que foi o conde da Azarujinha.
A 22km de Évora merecerá sempre a visita a Arraiolos, com as tapeçarias únicas e deslumbrantes, disponíveis nas múltiplas lojas com as suas tecelãs a bordar no local, ou no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. Da gastronomia da região, realçamos os pastéis de toucinho e as empadas, tão tradicionais quanto apetitosas (procure o Café Gingão). O Castelo do século XIV com a Igreja de São Salvador, a pousada Convento dos Loios e o Museu das Atrelagens são locais a visitar. Neste último, poderá juntar à visita ao museu, a visita às vinhas e à adega, com prova de vinhos no Monte da Ravasqueira.